Um dos grandes fatores que impulsionam as franquias no Brasil é o desejo de se tornar dono do próprio negócio. Mas, por que as franquias de moda fazem sucesso? Por que vem crescendo tanto o número delas?
É para falar sobre isso o artigo de hoje.
Não é novidade que o mercado de franquias no país é muito promissor. Mesmo com a pandemia, o setor vai continuar em ascensão.
O próprio IBGE recentemente destacou que empresas voltadas para prestação de serviços pessoais e bens que atendem às necessidades básicas da população seriam favorecidas.
Por que as franquias de moda fazem sucesso
Para fazermos sucesso hoje em dia, é preciso pensar fora da caixa, ser criativo, inovador. A indústria da moda permite e incentiva isso, pois é muito flexível e está sempre se reinventando para acompanhar os consumidores.
Um dos maiores produtores têxtil do mundo
Um dos motivos pelos quais as franquias de moda fazem sucesso está no fato de o Brasil ser um dos cinco maiores produtores têxteis do mundo.
Da produção de algodão a um desfile de coleção nova, existe toda uma cadeia de logística e profissionais alimentando o setor.
Logo, mesmo em períodos de crise, vem conseguindo se equilibrar, melhor que outros segmentos que vira e mexe fecham centenas de franquias.
Aumento do público
Os homens cada vez mais estão se importando com a aparência e buscando combinar peças, entender mais sobre moda.
Como diz Geraldo José, CEO da Casa Prado, a maior franquia de moda de Mato Grosso, “Os homens buscam qualidade, exclusividade, um atendimento qualificado, que reflita sua atitude, que seja marcante – e o principal: que o vista para novas conquistas. Ele não é mais desleixado. Pelo contrário: sabe da importância de se vestir bem”.
Começar com credibilidade
Algumas empresas demoram muito tempo, mesmo após o lançamento, para chegar a um nível de estrutura compacto, eficiente e que funcione internamente.
Isso permite que várias oportunidades, de maneira descentralizada, apareçam para os investidores.
Estabilidade do setor
Em 2019, por exemplo, o PIB apresentou queda, mas o mercado de franquias cresceu 7%, segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Ou seja, o setor está se mostrando ABF forte, independentemente do momento econômico.